Carro autônomo estaciona sozinho por comando de celular

Tecnologia promete tornar os estacionamentos mais eficazes e facilitar o dia a dia dos motoristas.

A Ford, em parceria com a Bedrock e a Bosch, apresentou um projeto inovador para um estacionamento de carros: um automóvel que procura uma vaga e estaciona sozinho. O processo ocorre por meio de uma tecnologia de direção autônoma que está ligada a uma infraestrutura de comunicação da garagem e a um aplicativo de celular controlado pelo motorista.

Para Greg Stevens, gerente da Ford, as pessoas gostam de dirigir, mas a baliza ainda é um desafio para muita gente. Pensando nisso, essas companhias têm trabalhado juntas no desenvolvimento de soluções que ajudem os motoristas a dirigir com mais segurança e comodidade.

Como funciona o estacionamento automatizado?

Para demonstrar as vantagens desse sistema, as empresas prepararam uma garagem em um prédio residencial da Bedrock, localizado na cidade de Detroit, nos Estados Unidos. Foram instalados diversos sensores inteligentes no local que, ao se comunicarem com o veículo, orientam-no a fazer a manobra e a estacionar na vaga disponível.

Baseada na tecnologia V21 (vehicle-to-infraestructure), o carro é capaz de reconhecer obstáculos e pedestres que estejam no local e, assim, executar a tarefa de estacionar sem causar acidentes.

Na prática, o motorista desce do carro em um ponto específico para desembarque e depois aciona comandos pelo celular para que o veículo busque uma vaga e estacione automaticamente. Quando o proprietário quiser retornar, só precisará acionar novamente o aplicativo, e o carro será capaz de buscá-lo em um ponto de embarque determinado.

Para a Ford, a implantação dessa tecnologia também agilizará a experiência do estacionamento ao evitar que o motorista perca tempo procurando o veículo na garagem.

Otimização dos estacionamentos e espaços urbanos

Segundo a Ford, o sistema permitirá ainda uma economia de 20% no espaço das garagens, tornando-as mais eficazes, agregando valor para seus proprietários e otimizando o espaço urbano. Além disso, a montadora sugere que as garagens poderão ser equipadas com serviços automatizados de lavagem de carros e estações de recarga dos veículos.

De acordo com Ken Washington, diretor de tecnologia da Ford, o trabalho e a visão de futuro das três organizações estão alinhados. Elas desenvolvem projetos que incluem veículos mais automatizados e conectados com o ambiente.

Entretanto, a empresa reconhece que ainda falta muito para que o sistema seja adotado de forma concreta. Para isso, é necessário que as garagens se adaptem ou sejam construídas novas estruturas com design otimizado para permitir o uso de sua capacidade máxima.

O projeto de demonstração possibilitou que essas companhias testassem a experiência do usuário, o design dos veículos, a infraestrutura dos estacionamentos e o aplicativo para celulares. Além disso, a parceria empenhou-se prioritariamente em demonstrar como as empresas estão trabalhando juntas em iniciativas de mobilidade.

Fonte: Ford Company, Forbes.

Recommended Posts

Leave a Comment