Android Auto suportará mais aplicativos de navegação e estacionamento digital em breve

Versões Beta de novos aplicativos estarão disponíveis até o final deste ano

Google anunciou nesta semana algumas melhorias no Android Auto como a exibição de notificações de calendário na tela no carro e a capacidade de ajustar algumas configurações diretamente da tela do carro sem ter que pegar o telefone para fazê-lo. A empresa também anunciou que o serviço passará a suportar mais aplicativos, incluindo aplicativos para navegação, e forneceu algumas informações sobre novidades para o sistema operacional Android Automotive.

Google confirmou que está expandindo o suporte para mais aplicativos na plataforma Android Auto, trazendo novas ofertas relacionadas à navegação, estacionamento digital e carregamento de veículos elétricos. A empresa está firmando parcerias com empresas como TomTom, MapFactor e outras para trazer aplicativos de navegação adicionais, o que é algo muito bem-vindo.

Atualmente o Android Auto suporta apenas dois aplicativos de navegação – Google Maps e Waze. Outros serviços de reserva de estacionamento digital, como o SpotHero, também serão adicionados, melhorando consideravelmente sua funcionalidade. A Google está trabalhando com esses parceiros de “acesso antecipado” para ajudar a adaptar seus aplicativos para a tela do carro. Ela acrescenta que os responsáveis pelos aplicativos lançarão “novos aplicativos em versões Beta até o final deste ano”.

Reprodução/Google

Além de adicionar suporte para novos aplicativos, a empresa forneceu mais informações sobre os esforços para melhorar o Android Automotive – seu sistema operacional autônomo baseado no Android que se integra ao hardware do carro e permite que os usuários executem aplicativos para Android Auto sem precisar do smartphone. Esses esforços incluem a disponibilidade de documentação sobre a criação de aplicativos de mídia para o sistema operacional e sobre a portabilidade de aplicativos existentes do Android Auto para o Android Automotive. A empresa também está atualizando o emulador do sistema operacional para permitir que os desenvolvedores testem seus aplicativos de forma eficaz.

A empresa diz que está vendo uma forte adoção tanto do Android Auto como do sistema operacional Android Automotive. O primeiro carro a apresentar o sistema operacional dedicado – Polestar 2 – já está disponível para compra, com Volvo Cars, Renault, General Motors e outras montadoras também expressando planos de integração da tecnologia em seus carros.

Emuladores do Android Automotive – No carro Polestar 2 (à esq.) e um genérico

Embora os novos aplicativos de parceiros anunciados não estejam disponíveis imediatamente, é bom ver a empresa de Mountain View expandindo o suporte. A adição de aplicativos de localização de estações de carregamento para veículos elétricos, por exemplo, melhoram muito a funcionalidade.

Fonte: Mundo Conectado
Recent Posts

Leave a Comment