Tecnologia de reconhecimento de placas é aposta do setor na Expo Parking 2018

Nova tecnologia reconhece os caracteres das placas dos veículos e abre novas possibilidades de relacionamento, cobrança e gestão de estacionamentos

As novas tecnologias e ferramentas que facilitam a vida dos motoristas nos estacionamentos estarão presentes na Expo Parking, que acontece nos dias 12 e 13 de setembro no Transamerica Expo, em São Paulo. Uma das novidades que mais deve atrair a atenção dos visitantes é a tecnologia OCR (OpticalCharacterRecognition), que reconhece letras e números das placas dos veículos e abre uma série de novas possibilidades ao setor. Essas e outras tecnologias os visitantes poderão ver no projeto Smart Parking cujo conteúdo será apresentado pela consultoria especializada na área, a Estacionamentoria, parceira da Expo Parking nesta edição.

Especialista na área há mais de 16 anos, Wellington Martins, da Estacionamentoria, vai apresentar modelos de gestão, tendências e as novas tecnologias disponíveis. “A Expo Parking é o principal espaço dedicado exclusivamente ao setor”, ressalta. Confira a seguir entrevista:

Expo Parking – Como será a participação da Parking Lab no projeto Smart Parking, do Expo Parking? Qual a expectativa para a realização do evento?

Wellington Martins –A parceria entre a Portal Parking e a Expo Parking tem como foco a inovação e será provedora de conteúdo para o projeto Smart Parking. Dentro do espaço teremos a exposição de algumas das mais recentes inovações para a área de estacionamentos, assim como um lounge, chamado Parking Lab, que trará profissionais da área discutindo assuntos relevantes e atuais do setor, em formato de minipalestras e diálogo, abordando os seguintes temas:

  • Como revisar custos e ampliar receitas em sua gestão
  • Ampliação da inteligência organizacional das empresas de estacionamento
  • A revolução dos meios de pagamento e marketing
  • Tendências de OCR em Parking
  • Erros, acertos e o futuro dos estacionamentos
  • Terceirização: como decidir corretamente e como implantar com qualidade

O mercado de estacionamento está sempre em franca expansão e modernização, e a Expo Parking é o principal espaço de eventos dedicado a este mercado. 

Expo Parking – Os números do setor de estacionamentos privados no país não param de crescer, só em shoppings centers o país deve chegar perto de um milhão de vagas este ano segundo a Abrasce (Associação Brasileira de Shoppings Centers), isso sem falar nos estacionamentos de aeroportos, de hospitais, de centros de convenções e, é claro, temos os empreendimentos menores pulverizados por todas as grandes cidades. Todo esse enorme setor demanda muita infraestrutura e espaço físico. Quais as novas tecnologias disponíveis para otimizar o espaço físico de forma eficiente tanto do ponto de vista logístico como econômico? 

Wellington –Soluções de compartilhamento de vagas ociosas e duplicadores de vagas são os principais produtos que vêm para solucionar esta grande demanda de infraestrutura. Aplicativos para pagamento e compartilhamento de vagas e soluções automatizadas e robotizadas para garagens, tecnologia que hoje passou a ter uma melhor relação custo x benefício, quando comparada a muitas construções convencionais. Enquanto consultores e formadores de profissionais, estamos apostando muito nas soluções com OCR (Optical Character Recognition), que é uma tecnologia que reconhece placas e abre grandes possibilidades de integrações com sistemas legados e, com certeza, revolucionará o segmento e beneficiará muito as empresas.

Expo Parking – As tecnologias de informação, as que estão na palma da mão dos usuários através dos smartphones, estão já presentes no setor. Quais as novidades e como as empresas podem estimular o uso destes dispositivos para tornar a experiência do usuário mais confortável nos grandes estacionamentos? 

Wellington – Hoje já temos inúmeras soluções mobile para compartilhamento e direcionamento de vagas, além de outros capazes, inclusive, de tornar-se um meio de pagamento direto de estadias. Apesar disso, não notamos, ainda, uma adesão em larga escala do cliente final a esta tecnologia. Entretanto, com a utilização de outros módulos/serviços, uso de OCR e integrações, teremos um maior uso e consolidação destas tecnologias.

Expo Parking – Vivemos um cenário de crise econômica, greve de caminhoneiros e alta nos preços dos combustíveis, aliados ao aumento de oferta de motoristas de aplicativos, também resultado da crise no emprego. Como esses fatores estão afetando o setor de estacionamentos e quais as soluções podem ser dispostas para fomentar o desenvolvimento do setor? 

Wellington – É certo que existe uma mudança de comportamento essencial no modo de locomoção das pessoas, e isso afetou diretamente o mercado de estacionamentos. Vagas acabaram, em muitos casos, se tornando “commodity” e por isso a renovação e “reinvenção” é fundamental para a gestão de estacionamentos, agregando serviços e facilidades aos usuários que propiciem também o uso das vagas.

Expo Parking – Poderia mencionar as novidades que serão abordadas no Smart Parking?   

Wellington – Smart Parking trará, nesta edição:

  • Soluções integradas para veículos elétricos
  • Sustentabilidade através de Energia Solar
  • Sistemas de Automação para Estacionamentos
  • Sistemas de Controle de Vagas
  • Sistemas de CFTV integrados a OCR
  • Garagens Automatizadas e Robotizadas
  • Soluções de Controle e Segurança
  • Software para meios de pagamentos integrados com CRM
  • Inteligência na Gestão de Estacionamentos
  • Aplicativos para a gestão da auditoria
Recent Posts