Oferta de postos de recarga de carro elétrico tende a aumentar em estacionamentos, após regulamentação da ANEEL,avalia executivo da Electric Mobility Brasil

Pesquisa da Universidade de Stanford aponta que dentro de oito anos começará a extinção dos veículos movidos a combustíveis fósseis, quando os elétricos assumirão o mercado

 

 

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) regulamentou neste mês de junho a recarga de veículos elétricos para interessados na prestação deste serviço. Considerada um marco para o segmento, a medida impulsionará as vendas de veículos elétricos e híbridos como também dará um grande impulso a investimentos em postos de recarga, principalmente em estacionamentos. Esta é a avaliação da Electric Mobility Brasil, distribuidora exclusiva no Brasil dos equipamentos de recarga de veículos elétricos da Efacec Electric Mobility, um dos líderes mundiais neste segmento. A empresa estará presente na Expo Parking, feira internacional de estacionamentos que acontecerá entre 12 e 13 de setembro no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Juntamente com a feira de negócios, também será realizado o 7° Congresso Brasileiro de Estacionamentos, promovido pela Abrapark (Associação Brasileira de Estacionamentos).

 

De acordo com Eduardo José de Sousa, diretor da Electric Mobility Brasil, a regulamentação recente da ANEEL garante condições para quem quer investir na implantação dos postos de recargas, os eletropostos. A medida permite aos estacionamentos fazer disso um novo modelo de negócio, pois nesses espaços os veículos ficam mais tempo parados para a recarga. Na entrevista a seguir, Sousa explica como funciona o sistema e quais as suas expectativas sobre a Expo Parking, onde irá apresentar o funcionamento dos dispositivos de recarga.

 

 

Sr. Eduardo, como será a participação da Electric Mobility Brasil na Expo Parking? Quais suas expectativas sobre a feira? 

Vamos divulgar o equipamento de Recarga Inteligente, com possibilidade de faturar o serviço de recarga. Nossa expectativa é aumentar as vendas neste segmento de mercado, os estacionamentos.

 

Como a Expo Parking pode contribuir para a geração de novos negócios para a Electric Mobility Brasil?

A Electric Mobility, empresa com experiência de mais de 5 anos neste segmento, quer conhecer os players no mercado de estacionamentos, se apresentar e fornecer os seus equipamentos de recarga específicos para este tipo de aplicação.A Expo Parking vai contribuir para a divulgação, aos estacionamentos, desta nova tecnologia disponível e a divulgação da ELECTRIC MOBILITY.Além disso, vamos explicar como é fácil e prático fazer do sistema de recarga um novo negócio. Mais de 80% das recargas de veículos elétricos são realizados nos locais onde eles ficam mais tempo parados; nas residências (casas e prédios residenciais) e nos prédios corporativos. Desta forma, a recarga de veículos elétricos será, no futuro breve, mais um negócio a ser explorado pelos estacionamentos.

 

Como funciona o sistema de recarga de veículos elétricos que a Electric Mobility Brasil vai apresentar na Expo Parking? 

Vamos expor o PublicCharger, equipamento que pode carregar todos os veículos do mercado através da disponibilização dos dois plugs (conectores) existentes no mundo, os tipos 1 e 2. Vamos demonstrar um posto com inteligência, que tem possibilidade de cobrança da recarga e interligação ao aplicativo de gestão remota de postos. Esse posto tem potência de 3,7 kVAs (carga lenta) até 43kVAs (carga rápida) com tela informativa com os dados da recarga.

 

Como o senhor avalia o interesse das redes de estacionamentos para implantação destes eletropostos? 

O mercado começa a sentir que a transição para os veículos elétricos será mesmo um caminho sem volta, que a infraestrutura de recarga terá que estar disponível e que isso poderá ser um bom negócio.

 

O mercado de veículos elétricos no Brasil ainda é um imenso território a ser explorado; de outro lado, estudo da Universidade de Stanford diz que em oito anos os veículos a gasolina serão extintos. O Brasil está muito atrás de outros países na implantação de infraestrutura para atendimento aos consumidores de veículos elétricos? 

O Brasil está mais atrás, dado que não existe uma política clara do Governo Federal para esta nova tecnologia. No entanto, se as montadoras começarem a acreditar e a lançar novos modelos elétricos, o processo de inserção desta tecnologia será acelerado. A previsão é que, até o final do oitavo ano, montadoras lancem seus veículos elétricos e híbridos aumentando, desta forma, as vendas e o interesse por parte do consumidor.

 

Os estacionamentos precisam de muito investimento para a implantação deste sistema de carregamento para veículos elétricos? 

Existem vários tipos de equipamentos, com diferentes potências, que atendem todas as necessidades. Desta forma, existem soluções para todos os “bolsos”.

 

Existe uma expectativa de crescimento deste serviço nos próximos anos?

Com a regularização do sistema de recarga, por parte da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), que aconteceu em junho, qualquer investidor pode operar os postos. Desta forma, o que faz mais sentido é o crescimento dos postos de recarga em estacionamentos, onde os veículos permanecem mais tempo parados.

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